quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que a Bahia tem.

A Bahia é linda. Conhecida pelo tradicional Carnaval de Salvador, a folia, o axé e as belas praias, atrai turistas de todo o mundo. Mas o que define mesmo a infinita beleza do lugar é aquilo que só pode ser visto bem de perto e com olhos atentos.
Tive a oportunidade de visitar a Bahia fora da loucura do Carnaval e confesso que fiquei apaixonada. Fui conquistada não só pela beleza da paisagem, mas também ( e principalmente) pelas pessoas, pela vibe baiana e pela vida simples que todos levam. Cheguei a conclusão de que a Bahia é, na realidade, um lugar repleto de Felicidades Pequenas.
Como a do Seu Domingos, dono do restaurante Domingos de Diogo, localizado no Povoado de Diogo, lugar que seria facilmente classificado por nós, Seres Urbanos, como Fim de Mundo. Próximo ao restaurante existem casebres onde crianças brincam em meio a galinhas e barro. Tudo é muito simples, e misturado a natureza. Primeiro pensamento: "Nossa, eu nunca conseguiria viver aqui." E não conseguiria mesmo. Mas para Seu Domingos aquela vida é perfeita! E acredito que todos que moravam ali diriam o mesmo. Até as galinhas pareciam felizes com seus pintinhos! Aquelas pessoas nunca precisaram de bens materiais para se sentirem completas. Pergunta : " Os moradores do Povoado de Diogo são mais felizes do que nós na cidade grande?" Talvez sim.
Todavia, não é preciso ir a lugares distantes para ver as Felicidades Pequenas da Bahia. Basta passar pela linda capital baiana, Salvador, e visitar o bairro Pelourinho. Lá, espero que tenha sorte de esbarrar com os meninos do Olodum, sempre sorridentes fazendo seus shows, impossível não ser contagiado com o ritmo e a alegria deles. Ah, impossível passar pela Bahia e não conhecer as famoosas Baianas vendedoras de acarajé, que parecem AMAR o que fazem e não perdem a oportunidade de amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim no seu pulso.
Acredito que são os baianos que com seu jeitinho manso e o sotaque inconfundível fazem você sentir que é muito bem vindo. É difícil ir embora da Bahia, e mais difícil ainda não querer voltar na próxima oportunidade. É uma delícia sentir um pouquinho das Felicidades Pequenas da Bahia e voltar pra casa com o gostinho de quero mais.


Um comentário:

marcia martinez disse...

Preciso dizer que vc tem toooda razão.
Pense numa coisa boa...Bahia.